Autor Presente on-line movimenta alunos em torno da filosofia e da sustentabilidade

Na manhã desta quarta-feira (01 de setembro), os escritores João Pedro Roriz (Rio de Janeiro) e Cesar Obeid (São Paulo), participaram da edição on-line do Projeto Autor Presente desenvolvido pelo Colégio Luterano Concórdia São Leopoldo. Eles conversaram virtualmente com os estudantes e presenciaram as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano em torno das suas obras. “O formato híbrido foi a solução encontrada para reunir em um mesmo ambiente alunos, professores e os autores e o resultado foi maravilhoso”, ressalta a coordenadora pedagógica Jociane Dalberto.

E nesta edição, a multidisciplinaridade e o apreço pela literatura foram os destaques. Coordenados pelos professores Carla Azevedo (Português) e Geverton Kohnlein (Filosofia), os alunos 9º Ano do Ensino Fundamental e do 1º Ano do Ensino Médio estudaram a obra O Homem de Barbas Brancas, que relata a relação de Sócrates com um dos seus alunos. Os estudantes criaram ações teatrais, cartazes e textos sobre o livro, que foram mostrados para João Pedro. “Eu fiquei muito feliz com o comprometimento dos alunos e dos professores, pois estudar Filosofia é um grande desafio”, apontou. Ao longo da conversa, ele trouxe exemplos de como os ensinamentos do filósofo grego que viveu cinco séculos antes de Cristo podem ser aplicados no dia a dia, norteando os desejos para o desenvolvimento pessoal e para aproveitar a “caminhada” que é o processo da aprendizagem.

Sustentabilidade – Já os alunos do 6º, 7º e 8º ano foram impactados pela obra Rettiru, do escritor Oscar Obeid. O livro reflete sobre a importância do uso equilibrado da tecnologia e dos recursos da Natureza. Divididos em grupos, os estudantes foram convidados a criar brinquedos e jogos a partir de resíduos sólidos e a pensar sobre que pode ser feito no tempo em que não estão conectados nas redes sociais ou internet. “A tecnologia é necessária, tanto que estamos junto hoje graças a ela, mas não pode se tornar a nossa extensão”, ensina Obeid.

A bibliotecária Elisângela Melo destacou a importância do projeto Autor Presente e do quanto as duas obras são relevantes para estimular o gosto dos jovens pela literatura. Usando vestimenta em alusão à antiga Grécia, ela reiterou o convite para que todos usem a imaginação por meio dos livros.

Os livros e os autores:

O Homem de Barba Brancas conta a história do filósofo grego Sócrates, a partir do ponto de vista de um jovem que se torna, sem querer, o responsável indireto por sua morte. Sentindo-se culpado, o protagonista abrirá mão da riqueza de sua família para tentar ocupar o lugar de seu mestre. Mas o destino o fará conhecer um grande amor. Para conquistar a jovem de seus sonhos, o jovem protagonista terá que vencer seus medos e colocar em prática todos os ensinamentos que Sócrates lhe passou em vida.
João Pedro de Sá Roriz é psicanalista clínico, educador e escritor brasileiro. Autor de 35 livros, conhecido principalmente por obras paradidáticas e livros de educação, além de peças de teatro. É pós-graduado em Docência do Curso Superior e em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Rettiru – Diferentemente do que os homens e as mulheres antigos haviam imaginado, a humanidade evoluiu e as manias que geravam guerras, doenças, pobreza e destruição da natureza já haviam sido praticamente eliminadas. No sofisticado final do século XXI, ninguém mais se distrai com os dispositivos eletrônicos: a tecnologia está a serviço da evolução da raça humana, mas… ainda há um pequeno grupo de pessoas que não consegue se controlar e usa suas poderosas telas sem parar, indiscriminadamente, perdendo a interação com o mundo real. São crianças, jovens e adultos sem vitalidade, que sofrem de uma das mais complexas manias do início do século: o impulso incontrolável de utilizar a tela sem objetivo. Para curar essa mania, existe o Rettiru.
César Obeid é escritor, palestrante, poeta e contador de histórias. Tem mais de 35 livros publicados, que venderam mais de 600 mil exemplares. Ministra cursos para professores motivarem os alunos a transformarem-se em leitores criativos, bem como ensina pessoas a fazer poesia por meio de cursos presenciais e on-line.

Veja mais fotos da notícia: