Solidariedade mobiliza alunos do Colégio Concórdia

Campanha Doe Concórdia, criada pelos estudantes do Ensino Médio, arrecada livros e brinquedos.

Mais de 700 livros e cinco caixas cheias de brinquedos. Este é o resultado que o Projeto Doe Concórdia conquistou em menos de dois meses de atividade. E a celebração é ainda maior porque a ação foi criada e desenvolvida integralmente pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Luterano Concórdia de São Leopoldo. Apoiados pelos Serviços de Capelania e Coordenação Pedagógica da instituição, eles permanecem no colégio após as aulas, recebendo e fazendo a triagem das doações e também alimentam a rede social destinada à sua divulgação.

A doação de brinquedos por parte da comunidade escolar e também por demais interessados deve ser feita até o dia 08 de outubro, para ser entregue no Dia da Criança para uma lista de entidades que atendem crianças e adolescentes. “Estamos muito felizes com o retorno que temos recebido”, sintetiza Gabriel Garske, aluno do 1º Ano do Ensino Médio.

O Projeto Doe Concórdia surgiu em julho deste ano, durante a atividade Semana Pensando na Vida, que visa promover a formação de valores a partir da reflexão sobre o contexto onde estamos inseridos e sobre como cada um pode fazer a diferença. “Fizemos uma reunião de ideias e nosso colega Bernardo deu a sugestão da doação de livros. Definimos então como faríamos as arrecadações e quais as responsabilidades de cada um”, explica Loraine Confortini, também do 1º Ano e que integra o grupo que coordena as ações.

O objetivo agora é tornar a iniciativa em uma atividade permanente do Colégio, que continue nos próximos anos. “Eu estou muito feliz em acompanhar esta ação e saber que ela terá continuidade”, diz Andressa Johann, que está concluindo o 3º Ano. As doações podem ser feitas no horário escolar, principalmente no turno da tarde.

A equipe diretiva do Colégio também apoia a iniciativa, oferecendo um espaço para as doações e uma sala para sua triagem. O pastor Rubens José Ogg, Capelão Escolar, destaca que o comprometimento dos alunos tem sido muito bom, revelando ainda mais o espírito solidário dos estudantes.

Os brinquedos serão doados para o Instituto Compasso, que atende crianças com necessidades especiais.

Os livros serão doados para as entidades ABRASSE, ALDEF, AMMEP, AMO Criança, APAE Dois Irmãos, APAE Novo Hamburgo, APAE São Leopoldo, APRAMOR, Isaura Maia, IEDE, Lenon Joel pela Paz, JUADI, Turma do Sopão, Associação Vida Nova, Casa Aberta, Centro Medianeira, Pandorga e Talitha Kum.