Menu


Informações

Professores produzem podcast para falar sobre alfabetização

18/5/2020 (Publicado há mais de 16 dias)

 

Colégio Concórdia São Leopoldo lança série de podcast para aproximar pais e professores

Primeira edição foi para auxilar os pais na alfabetização

 

Dialogar com os pais sobre temas pertinentes ao contexto do Colégio, para que se sintam acolhidos pelos professores, recebendo deles o apoio para ajudar os filhos a passar por este momento de isolamento forçado causado pela pandemia do novo Coronavírus. Este foi o objetivo da criação do Podcast do Colégio Concórdia de São Leopoldo, que teve o tema da alfabetização como primeira edição. “Nós sentimos que os pais possam se sentir inseguros em como lidar com esta fase tão importante da criança e pensamos em transmitir calma e oferecer algumas dicas para diminuir a ansiedade e tornar esta fase mais leve para todos. E o formato de podcast permite que o pai ouça as sugestões em qualquer momento”, ressalta a coordenadora pedagógica Carla Eloisa Kern.

 

O primeiro podcast, chamado Roda de Conversa sobre Alfabetização , foi conduzido por Carla com a participação das professoras do Ensino Fundamental Fernanda Oliveira, Patrícia Faciochi e Kátia Szczepaniak, pela psicóloga escolar Juliana Lopes de Araújo e por Sandra Denise Linden, orientadora educacional.

 

Ao longo do bate-papo, elas deram dicas preciosas para os pais ficarem mais à vontade em lidar com os filhos nesta primeira fase da alfabetização. Dentre elas, não exigir muito da criança, observando que cada uma tem seu tempo de aprender. “Pedimos que os pais não se preocupem. As crianças irão sim, se alfabetizar, cada uma no seu tempo. As professoras passar as atividades para os pais ao longo da quarentena e vai dar tudo certo”, tranquiliza Sandra Denise.

Resumo das dicas das professoras que podem ser conferidas no podcast:

Professora Fernanda:

- Os pais podem celebrar cada pequena conquista, mesmo que houver alguns erros. A criança passa por fases, por níveis e cada uma tem seu tempo.

Professora Patrícia:

- Mostrar que a leitura e escrita fazem parte do mundo. No momento do café, por exemplo, ler e mostrar as palavras das embalagens do leite, da margarina, mostrando que tudo o que a criança aprende faz parte do seu cotidiano.

 

Professora Kátia:

- Utilizar outros gêneros para tornar a alfabetização divertida. Gibis e jogos de videogame são excelentes oportunidades para instigar a leitura e estimular a imaginação, assim como as placas de sinalização.

Psicóloga Juliana:

- A ansiedade pode ser regulada por meio da sua identificação. Incentivar as crianças a nomear e a descrever os seus sentimentos. Assim, os pais ajudam a criança a criar um repertório de respostas para lidar com as situações que vão acontecendo.

Confira o conteúdo completo acessando este link:

https://open.spotify.com/show/48crzFSW2rGJpbs3DK6eve

 

fonte: Imprensa Colégio Concórdia - SENHA Comunicação Integrada